quinta-feira, 23 de setembro de 2010

74% dos britânicos apóiam a monarquia. Entenda o porquê

Em uma pesquisa de opinião feita por um jornal britânico em 2009, mais de 70% dos que
opinaram manifestaram-se a favor da preservação da Monarquia. (http://www.megaessays.com/viewpaper/23749.html).
Segundo o link mencionado, uma das diversas razões era que “ dava aos britânicos orgulho
de seu próprio país” (em contraposição ao nosso “complexo de vira-lata” apontado por Laurentino Gomes como traço característico do povo brasileiro). A pesquisa gerou debates e reflexões, e o British Life and Culture” (project britain.com), no link

refez a pesquisa entre seus leitores, solicitando que estes acrescentassem os motivos para suas posições. Considero interessante porque lá o debate é totalmente atual, a monarquia existe e afeta a vida de todos os súditos.
Alguns dos que se manifestaram contra alegaram custos financeiros, mas a grande maioria se mostrou favorável, e vou listar abaixo os principais motivos, procurando fundir respostas de conteúdo
similar:

- a pesquisa apontou para 74% de apoio à Monarquia britânica; qual república tem tal nível de apoio, a despeito dos constantes ataques dos adversários?

- a monarquia não é perda de tempo. Mesmo com seu poder diluído, ela nos serve de salvaguarda
contra os políticos carreirista. Reis e rainhas existem por uma razão: para nos proteger no longo prazo.

- a monarquia nos dá cultura. É parte de nossa História. Sem ela, como a nossa identidade britânica nos diferenciaria de outros povos?

- a monarquia é mais barata do que os MP’s (membros do parlamento). Com a república, aumentaria o número de MP’s e, consequentemente, os impostos que recaem sobre o povo. Pertenço à classe operária e não tenho vergonha de dizer ”Vida longa à monarquia”!

- Não se pode esquecer que somos a mais (ou quase) antiga democracia do mundo e que nosso sistema sempre funcionou muito bem.

- como americano, considero que a monarquia oferece estabilidade, a despeito das mudanças que ocorrem no Parlamento.

- se vocês abolirem a monarquia, arrepender-se-ão: aumentará a disparidade entre os ricos e
pobres. Nós aqui nos EUA nem temos um sistema de saúde pública decente. Vocês podem pedir contas a um monarca que se mantém no poder a longo prazo. Aqui, ninguém conseguiu controlar nosso presidente anterior, ganancioso por riqueza e petróleo.

- a monarquia nos dá identidade nacional. Temos séculos de História que o mundo inveja. Acredito que a monarquia possa até sofrer mudanças no futuro, mas espero que se mantenha.

- A Grã-Bretanha foi o único país que se manteve sozinho contra o Nazismo e o Comunismo em dado momento da 2ª Guerra. Muitas pessoas não vêem sentido em acabar com a Monarquia, especialmente no momento atual, em que os políticos profissionais eleitos são o grupo em que o povo menos confia.

- Aqui nos EUA os presidentes desperdiçam o que bem querem, e não dão satisfação a ninguém. Além do que, um presidente nunca representa a nação, apenas o grupo que o elegeu.

- Pago com prazer 64 pence (menos de 1 libra) para ter uma Monarquia. Ela nos dá cultura, tradição e identidade. Nossa monarquia é a mais antiga a sobreviver no mundo. Qualquer cínico pode ver que ela nos dá muito mais do que tira.

Os motivos que mais se repetiram: não custa mais caro que qualquer república, dá sentido de identidade e orgulho nacional, serve como salvaguarda contra a oscilação das lutas políticas. Surpreendente também a participação de americanos aconselhando os ingleses a não abolirem a Monarquia.

Blog do http://monarquiabrasileira.yolasite.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário