sábado, 21 de maio de 2011

PROGRAMA SOBRE PRINCESA ISABEL, TV BRASIL,DOMINGO, 22 DE MAIO, ÀS 18 HRS.


INSTITUTO CULTURAL D. ISABEL I A REDENTORA
Rua dos Andradas, 29 / 701 Centro do Rio Antigo
RIO DE JANEIRO – RJ http://www.idisabel.org.br/

A Presidente do IDII, Laila Vils, tem a grata satisfação de divulgar o Programa "De lá pra cá", no próximo domingo, 22 de maio de 2011, às 18h.

TV BRASIL (canal 2) NET (canal 18) SKY (canal 116)

  Dom, 22/05- 18h http://tvbrasil.org.br/delapraca/ 
Princesa Isabel
 A história da redentora dos escravos José Murilo de Carvalho - De Lá Pra Cá. 
O historiador José Murilo de Carvalho fala da história da Princesa Isabel
 Neste domingo (22), às 18h, a história da Princesa Isabel, a Redentora. 
Participam do programa, o historiador e diretor do Instituto Cultural D.Isabel, Bruno de Cerqueira; o historiador e autor dos livros A Redentora dos Escravos: um história da princesa entre olhares negros e brancos e Princesa Isabel: a política do amor entre o trono e o altar, Robert Daibert Junior; a historiadora de importantes livros oitocentistas, Mary Del Priore; e o historiador José Murilo de Carvalho.

Ao longo do século XIX somente nove mulheres estiveram à frente do governo de seus países. Uma dessas mulheres foi a Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II, herdeira do trono brasileiro. Ela o substituiu três vezes como chefe de Estado, na condição de Princesa Regente. Seu ato mais
importante foi a assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravos, em 13 de maio de 1888.

Por isso, ela é lembrada na história brasileira como a redentora. A Abolição também precipitou a proclamação da República, que não hesitou em banir a Família Real. A princesa morreu no exílio, em 1921, sem nunca mais ter retornado ao Brasil. Apesar de ter sido uma figura importante da nossa história, não existem estudos suficientes sobre sua atuação como governante e nem a publicação de uma biografia consagradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário